Autores do Para Entender

Alessandro Barbosa Lima albali
É CEO da E.LIFE, Líder na América Latina em serviços e software para inteligência estratégica e gestão da comunicação on-line. A E.life iniciou suas atividades em agosto de 2004 e atualmente conta com três unidades de serviços – Monitoramento, Pesquisa & Inteligência, Social CRM – e um produto, o Buzzmonitor, nova plataforma digital para monitoramento, relacionamento e mensuração da performance de marcas, produtos e serviços em redes sociais. A oferta da E.life é composta também pela Social Agency, empresa dedicada ao planejamento, gestão de comunicação e métricas do ambiente digital. Em pouco mais de 8 anos, o Grupo E.life conquistou também o mercado internacional e se instalou na Espanha, Portugal e México. Em plena expansão, o grupo E.life conta hoje com cerca de 200 pessoas divididas entre São Paulo, Recife, além de mais de 20 colaboradores que atuam na América Latina e Europa.
Alex Primo alexprimo
É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS e pesquisador do CNPq. Possui mestrado em Jornalismo (Ball State University) e doutorado em Informática na Educação (UFRGS). Sua tese de doutorado foi premiada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e pela Sociedade Brasileira de Infomática na Educação (SBIE) - currículo Lattes. Foi secretário da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós (2005-2007) e editor dos periódicos e-compós e Intexto. Prestou consultoria para a equipe do Orkut, na sede do Google, na Califórnia. Publicou o livro “Interação Mediada por Computador: comunicação, cibercultura, cognição”. Atualmente pesquisa gêneros e interações em blogs e conversações online. Coordena o Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC).
Alexandre Fugita fugita
É blogueiro e apaixonado por tecnologia. Desde 2006 mantém o Techbits, blog que fala bastante de interwebs e assuntos relacionados à area. Já colaborou com outros blogs de tecnologia como o Meio Bit, Tecnoblog, Google Discovery, underGoogle e Startupi. Está conectado 24 horas por dia através do seu smartphone ou via netbook.
Alexandre Hannud Abdo solstag
Alexandre estava no colégio quando percebeu que a fusão atômica não solucionaria a desigualdade de oportunidades. Sem respostas, continuou estudando de tudo um muito e hoje dedica-se a pesquisar a relação entre os meios de informação e a estabilidade e eficácia de diferentes formas de organização social. Seu e-mail é <abdo@member.fsf.org> e seu hub é <aleabdo@mobiliza.org.br>, mas ele gosta mesmo é de encontrar a carne para dizer Ni!
Alexandre Inagaki inagaki
É jornalista e consultor de mídias sociais. Escreve desde 2002 no blog “Pensar Enlouquece, Pense Nisso” (http://www.pensarenlouquece.com). É um dos criadores do portal InterNey Blogs (http://www.interney.net/blogs) e colunista da revista youPIX. Foi consultor do projeto Yahoo! Posts (http://yahooposts.com) e colaborador de sites e publicações como Rolling Stone Brasil, Superinteressante e Digestivo Cultural. Seu cartão de visitas virtual: http://meadiciona.com/inagaki.
Alexandre Matias trabalhosujo
Faz o Trabalho Sujo (www.oesquema.com.br/trabalhosujo), toca a Vida Fodona (www.fubap.org/vidafodona) e sempre agita Gente Bonita (www.gente-bonita.org), além de editor do caderno Link do j o r n a l O Estado de S. Paulo (www.estadao.com.br/link), onde também mantém um blog (http://blogs.estadao.com.br/alexandre-matias/).
Ana Brambilla anabrambilla
Jornalista, doutoranda em Comunicação digital, pesquisadora e atuante no mercado editorial com processos colaborativos e conteúdo digital desde 2003.
André Avorio avorio
André Avorio trabalha na intersecção entre estratégia de negócios, tecnologia digital e experiência de usuário. Foi professor assistente na University College London e é mestre pelo Instituto de Internet da Universidade de Oxford.
André Passamani passamani
É produtor-executivo e sócio da colmeia, uma produtora criada em São Paulo que combina desenvolvimento web, inovação tecnológica e produção de video. Formado em jornalismo, nasceu capixaba, virou maratimba e parece cada dia mais com um paulista.
Augusto de Franco augustodefranco
É um dos netweavers da Escola-de-Redes - http://escoladeredes.ning.com - e é autor de mais de duas dezenas de livros sobre desenvolvimento local, capital social, democracia e redes sociais, como Alfabetização Democrática (2007), Novas Visões sobre a Sociedade, o Desenvolvimento, a Internet, a Política e o Mundo Glocalizado (2008), Tudo que é sustentável tem o padrão de rede (2008), Dez escritos sobre redes sociais (2010). Trabalha atualmente no seu novo livro Fluzz: vida humana e convivência social nos novos mundos altamente conectados do terceiro milênio.
Barbara (Bee) Dieu bdieu
Professora de inglês no Liceu Pasteur, escola secundária franco-brasileira em São Paulo, atua na Internet desde 1997, organizando projetos com seus alunos bem como workshops internacionais e apresentações presenciais e online ligados ao desenvolvimento profissional de professores em mídias sociais. Contribuiu como consultora de tecnologia em associações como o Tesol, o Braztesol e NMC Horizon Project Report for Higher Education, e em várias comunidades de prática como a Práxis, Webheads in Action e Teach and Learn Online. Site pessoal: http://barbaradieu.com. Blog: http://beespace.net.
Bruno Scartozzoni brunoscarto
Profissional multi-disciplinar de planejamento e estratégia de comunicação, escritor e professor. Com mais de 10 anos de experiência, já atendeu clientes como Nokia, Nestlé, Sony, AmBev, Caixa e Sebrae. Graduado e pós-graduado em Administração Pública e Administração de Empresas, em ambos os casos pela FGV. Teve passagens por agências como Banco de Eventos, Aktuell, Talk Interactive e Ativa Esporte. Foi um dos fundadores da Storytellers, primeira agência brasileira especializada em criar histórias para marcas. Atualmente é diretor de planejamento da Flap Live Marketing, ministra aulas sobre storytelling e transmídia na ECA-USP e ESPM SP, e colabora para o coletivo Update or Die.
Carlos Affonso Pereira de Souza caffsouza
É Vice-coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da FGV/RJ. Doutor em Direito Civil na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor da FGV/RJ e da PUC-Rio.
Carlos Estigarribia estiga
Engenheiro de Computação pela PUC-Rio, criou a LocZ Games, umas das primeiras empresas de jogos eletronicos do Brasil em 1996 e atualmente é gerente de desenvolvimento da Electronic Arts Mobile Brasil. É um dos fundadores da Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos.
Carlos Merigo cmerigo
Já trabalhou com publicidade e design na agência Fess’, com marketing direto na Sun-MRM | McCann-Erickson, com marketing de guerrilha na Espalhe e hoje é Gerente de Estratégia e Criação Digital da Fischer América.
Claudio Szynkier perdizesdream
Nascido em maio de 1980 na cidade de São Paulo, é manager e curador do blog/ selo/ difusor musical Perdizes Dream (http://www.perdizesdream.wordpress.com), produz música para o Babe, Terror (http://www.myspace.com/ babeterror), edita o site TramaVirtual (http:// www.tramavirtual.com.br) e é um dos DJs/ capitães da Mágica (http://www.facebook.com/festa.magica).
Cris Dias crisdias
Começou a programar computadores lá pelos 9 anos de idade, em um CP-500 e um TK-85. Na hora de entrar para a faculdade pensou em fazer desenho industrial mas acabou indo para a boa e velha informática. Mas a essa altura ele já era o que iriam chamar alguns anos depois de “profissional multimídia”. Em 2003 abriu a Vilago, uma empresa de hospedagem de sites. Por volta de 2005 começou a brincar de fazer podcasts. Daí nasceu o RadarPOP. Uma coisa levou a outra e começou a participar do podcast Braincast, do site brainstorm9.com.br. Hoje em dia é o CEO do Vilago e Produtor Executivo do enxame.tv, iniciativa de produção de vídeo online.
Dalton Martins dmartins
É um dos articuladores do MetaReciclagem e designer de redes sociais. Colabora com a Coordenadoria de Tecnologia Social da Escola do Futuro na USP e desenvolve o WebLab.tk, que pesquisa, desenvolve e implementa tecnologias, metodologias e processos de colaboração para o estímulo da aprendizagem e inovação. Atua em projetos que buscam mapear e identificar redes sociais emergentes a partir de estruturas de comunicação livres.
Daniel Duende danielduende
É um ouvinte e contador de histórias que, nas horas ocupadas, é tradutor, blogueiro e um eterno aprendiz do bridge-blogging. Reveza-se entre seus livros, seus escritos, seus games e o eterno serviço a seus gatos. Está na internet desde 1996, envolve-se com blogs desde 2002 e é fascinado pela idéia de que a internet é feita de pessoas (reais ou virtuais) e conversas. Sua atual paixão são os MMORPGs, que a seu ver são um tipo de rede social cheia de potenciais inexplorados.
Diego Franco diego_franco
É professor nas disciplinas de “Produção Sonora”, “Pós-Produção Sonora” e “Criação e Estética Sonora” nos cursos da Faculdade de Comunicação da Univer- sidade Metodista de São Paulo, é também produtor cultural, realizando trabalhos de cura- doria e produção. Pesquisa e produz radiodifusão e novas mídias desde 2003, e realiza atualmente os podcasts Baixaria - www.baixaria.podomatic.com - e Banana Mecânica - www.bananamecanica.mypodcast.com.