Blog

‘Blog’é uma abreviação de weblog. Qualquer registro frequente de informações na internet pode ser considerado um blog. Blogueiro é aquele que mantém um blog. Um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado. Ao facilitar a publicação de conteúdo, o blog personalizou o ato de escrever. Hoje qualquer pessoa com acesso a internet e que saiba operar um teclado tem plenas condições de manter um blog. Blogs são ferramentas de democratização de publicação de conteúdo.

Ao transformar esse veículo online em um espaço pessoal, os internautas passaram a se relacionar nesse espaço. Blogueiros colocam links em seus blogs para outros blogs que admiram ou mantidos por blogueiros amigos. Leitores não blogueiros podem usar o espaço de comentários para conversar sobre o assunto do texto. Blogs são conversações.

Os motivos que levam uma pessoa a criar um blog são os mais diversos e variados possíveis. Há os que escrevem para falar de sua vida pessoal, para ensaiar a publicação de um livro, para documentar informações relacionadas a alguma área de conhecimento ou para falar dos produtos e serviços da sua empresa. Em todos esses espaços criam-se grupos de pessoas que participam de diversas maneiras, lendo, comentando, enviando contribuições ou divulgando para os amigos. Blogs são comunidades de relacionamento.

Apesar da intimidade e pessoalidade do universo do blog, muitas vezes esse registro de conhecimento é tão rico que atrai grandes audiências, fazendo com que os conceitos de ‘mídia pessoal’ e ‘grande mídia’ se confundam. Blogs com grandes números de visitantes invariavelmente acabam gerando oportunidades interessantes para o blogueiro, tanto no campo pessoal quanto no profissional. Blogs são ferramentas de marketing pessoal.

Numa estratégia corporativa de mídias sociais o blog é o único canal livre para a empresa publicar o conteúdo que quiser no formato que lhe convir. Outros canais, perfis e páginas estão sempre sujeitos aos termos de uso e limitação de formato da companhia de tecnologia que gerencia e cede aquele espaço, sendo assim a gratuidade e potencial de alcance dos mesmos pode ser afetada pelas políticas dessa companhia. Blogs são espaços proprietários de mídia social.

Uma empresa também pode utilizar o blog como ponte entre sua presença nas redes sociais e demais espaços proprietários da companhia como e-commerce e outras áreas do site institucional. Nessa estratégia os textos do blog cobrem pautas de interesse do público alvo, atrai esse público através da divulgação do link desse texto nas redes sociais, traz o visitante para um ambiente interno da empresa e o redireciona para os espaços proprietários da companhia com o objetivo de gerar conversões. Blogs são eixos de comunicação na mídia social.

A simplicidade das ferramentas de blog permite que seu conteúdo, tanto na aparência quanto nas informações disponibilizadas, possa ser completamente personalizado. Blog pode ser qualquer coisa que sua imaginação desejar.