Noções

Storytelling

Muito tem se falado sobre storytelling, mas tão importante quanto entender o que é e como utilizar é compreender o motivo do atual interesse por algo que de novo não tem nada. Então, que tal começarmos pelo começo?

Miguxos

Não é porque o Facebook matou o Orkut (o Facebook ou o Google?! Ou o Twitter? Ixi!) que se erradicou da face da Terra o bom e velho conhecido miguxo, aquele serzinho meio-gente-como-a gente, só que sem noção.

Web 2.0

Defensores do termo Web 2.0 dizem que ele identifica sites de networking social, ferramentas de comunicação, wikis e etiquetagem eletrônica (tags), baseados na colaboração e que entendem que a natureza da rede é orgânica, social e emergente.

Viral

Um viral se caracteriza pela propagação de uma mensagem através do boca-a-boca. A mensagem interessa tanto a quem recebe que, naturalmente, é passada adiante. Logo, o segredo não está no quanto você divulga, mas na força do conteúdo que você criou. Para um viral acontecer não basta ter uma idéia criativa. Tem que surpreender, ser inédito, causar impacto.

Rede Social

Rede social é gente, é interação, é troca social. É um grupo de pessoas, compreendido através de uma metáfora de estrutura, a estrutura de rede. Os nós da rede representam cada indivíduo e suas conexões, os laços sociais que compoem os grupos. Esses laços são ampliados, complexificados e modificados a cada nova pessoa que conhecemos e interagimos.

Netweaver

Não sabemos a origem da palavra netweaving que faz referência a alguma coisa como “a arte de tecer redes” (evocando aquela expressão de Platão, no diálogo “O Político” – a “arte do tecelão” – que seria perfeita se o autor não tivesse atribuído tal arte a um sujeito autocrático: o sábio governante).

Marco Civil da Internet

Onde houver pessoas haverá direito, e a Internet está cada vez mais presente nas vidas das pessoas. Assim, um diálogo entre o direito e a Internet é inevitável. Desde 2007 o Marco Civil da Internet foi pensado como uma proposta para que a legislação no Brasil facilite esse diálogo. Conheça toda a história do desenvolvimento colaborativo do projeto do Poder Executivo até a publicação da Lei nº 12.965/2014.

Nerd/Geek

Game Of Thrones, Star Wars, Tolkien, Weezer, Mario, iPhone. É muito cômodo pensar que, se você gosta desses símbolos nerds, já pode se sentir o próximo Elon Musk, mas há uma linha de corte para ser um gênio, bilionário, playboy, filantropo.

Metodologias Ágeis

Metodologias ágeis buscam prover um modo de trabalho para o desenvolvimento de software que ataca os riscos mais comuns desta atividade.

Interatividade

“A interatividade é o diferencial do jornalismo online”. Vamos ser sinceros: frases como essa acabam por não dizer nada. O termo “interatividade” — que emerge com a indústria informática — ao mostrar-se tão amplo, torna-se vago.