Práticas

Wiki

Ao longo do segundo semestre de 2008 aconteceu algo curioso comigo. A certa altura reparei que estudava numa wiki - a Wikipédia - ensinava noutra wiki - o Portal Conhecimento - trabalhava numa terceira - o repositório do projeto Graph-Tool - e organizava um evento - o encontro Reverberações - e um movimento - o Wikibrasil - numa quarta wiki.

Twitter e o Jornalismo

Tecnicamente, o Twitter pode ser definido como uma “rede social de microblogs baseada em posts (ou “tweets”) de no máximo 140 caracteres”. Antes fosse simples assim determinar a sua utilidade.

Relações Públicas Online

Sempre perguntamos a um vizinho, amigo ou parente sobre um determinado produto ou marca. Gostamos de consultar conhecidos antes de tomar uma decisão de compra importante. Acreditamos no que ouvimos de “pessoas como nós” e gravamos, principalmente, os comentários negativos. Temos a tendência de tomar como verdade absoluta aquilo que escutamos de quem confiamos.  

Redação para Web

Escrever para a internet é lidar com muito mais do que palavras: fotos, áudios, vídeos, links, gráficos também fazem parte do conteúdo. Um bom texto para a Web pode e deve aproveitar todos os recursos multimídia (1) que estão à disposição.

Propaganda Online

Se a propaganda existe desde que alguém, há milhares de anos, resolveu vender algum produto, a propaganda online foi criada no momento em que foi a primeira mensagem com um link foi enviada de uma caixa postal eletrônica para outra.

Podcasting

Vou ver o que tá passando.

Essa frase trivial, repetida por muitos de nós quando à frente de um rádio ou de uma TV, nos é tão cotidiana que mal percebemos quão bem ela define limites da radiodifusão – ou broadcasting. Repare: rádio e TV são como ruas, são aparelhos construídos para dar passagem ao conteúdo, não para contê-lo.

Peer-to-Peer (P2P)

Do inglês peer-to-peer (de par para par), refere-se às redes de compartilhamento de arquivos, associadas à diversão por seus usuários e a cataclismas econônicos por seus críticos.

Filosoficamente, o princípio que rege as redes de troca de arquivos ponto a ponto é o mesmo da internet. Uma rede em que os pontos podem ser servidores e clientes. Sem distinção hierárquica.

Open Space

Os seres humanos vem construindo seu viver a partir de conversações. Vivemos mergulhados na linguagem e compartilhamos em grupos nossas experiências de vida desde os tempos das cavernas. Antes das sociedades patriarcais/matriarcais, esse compartilhar acontecia na igualdade da legitimidade de todos os indivíduos.

Mobilidade

Mobilidade, tanto em computação quanto em acesso à Internet, faz total sentido. Ninguém nasceu sentado, curvado sobre monitor e teclado.

Mas revolução das tecnologias móveis é muito mais abrangente do que sugere a ideia simples de acessar a Internet e as redes sociais via telefone.

Jornalismo-de-um-homem-só

Quase sempre, quando me encontro com estudantes de jornalismo e eles me pedem uma dica, digo para que construam a sua própria reputação e marca individual. Esse é o mais importante ativo que um jornalista pode ter.